Justiça implementa ferramenta para bloqueio de valores em fase de execução

Devido a grande demanda, devido aos valores interceptados pelos tribunais, em 2020, foi implantado o novo Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud).

O Sisbajud tem um nível maior de automação e mais funcionalidades, sendo comparado com o antigo sistema Bacenjud. O novo sistema permite o rastreamento e bloqueio mais ágil de valores em conta de devedores, o que acelerá o cumprimento das decisões judiciais e a efetividade nas execuções.

Dayse Starling, juíza auxiliar da presidência do CNJ e integrante da equipe responsável pelo desenvolvimento do Sisbajud, estima que os valores a serem bloqueados a partir de 2020 tendem a ser expressivamente maiores do que em anos anteriores, indicando a funcionalidade do sistema e a capacidade da Justiça em efetuar bloqueios.

Atenua: “Mesmo com as dificuldades iniciais de implantação do novo sistema, houve um trabalho intenso das equipes de desenvolvedores tanto do CNJ, quanto do Dataprev e do Banco Central. O sistema tem funcionado bem e estamos fazendo melhoria porque queremos que a resposta aos magistrados seja ainda mais rápida.”

Confira na integra no site do Conjur: https://bit.ly/3sh4kMz